Kurumin “community version”

23jan08

Entrei na recém-criada comunidade Kurumin-Dev, que pretende ajudar no desenvolvimento da próxima versão do Kurumin, é uma curta, mas confusa história.

O problema é que o kurumin nunca foi de desenvolvimento aberto, sempre foi praticamente uma distribuição pessoal com poucos colaboradores em algumas áreas, apesar da enorme comunidade criada em torno do fórum.

Resumindo a história, o desenvolvedor do kurumin disse estar com pouco tempo e motivação para continuar o projeto, mas não disse que iria abandoná-lo. Por isso o grupo kurumin-dev se criou através de discussões no fórum para dar uma força.

E está criando várias coisas, um Sevice-Pack para corrigir algumas coisas da versão atual, e pretende fazer um kurumin 7.1 ou até o próximo kurumin 8.

A grande falta no projeto é exatamente a presença do criador, sem ele o projeto pode virar um Kurumin “community version” como o projeto Cinelerra, na verdade, até é uma boa idéia, o cinelerra funciona assim: a Heroine é a empresa que desenvolve o programa, aí a comunidade faz alterações, corrige bugs, e lança o Cinelerra CV, a empresa vê as mudanças e implementa o que quiser na próxima versão e assim vai.

Outro caso é o Puppy Linux, é uma distribuição minimalista, a comunidade faz versões com mais programas e elas entram no site como opção à versão original. Também fazem outras versões usando a base do Puppy, por exemplo, uma com xfce, outra educativa, outra para rádio online, são dezenas.

O que esses projetos têm e que o kurumin parece não ter é a presença do desenvolvedor, o apoio ele até deu, na verdade só não desaprovou a tentativa. Quem sabe isso esteja mudando, só o tempo dirá.

Blogged with Flock

Tags:

Anúncios


No Responses Yet to “Kurumin “community version””

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: